Sustentabilidade
A Schulz é uma empresa que busca diariamente melhorar a qualidade de vida
de seus colaboradores e da comunidade na qual está inserida, renovando
o compromisso com clientes e acionistas na busca por um modelo de gestão
de desenvolvimento sustentável em toda a cadeia produtiva.
Meio ambiente
O investimento constante em novos processos e tecnologia aumenta o cuidado da empresa com o meio ambiente e sociedade, reforçando sua atuação com foco na sustentabilidade e no bem-estar social.
O Sistema de Gestão Ambiental, certificado pela norma NBR ISO 14.001 também é uma prova do comprometimento genuíno com o desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva.
Captação de água da chuva
Nas duas unidades fabris, a Schulz conta com projetos de captação da água da chuva. A água coletada na matriz vai para as torres de resfriamento dos fornos e central de preparação da areia, na Fundição, onde há o maior consumo de água. O resultado foi a redução de 70% do uso de água potável. Já na Filial Fábrica 2, o sistema de captação ainda conta com bombeamento por energia solar, distribuindo água para limpeza dos sanitários, irrigação dos jardins, lavação de pisos e fachadas, além de abastecer hidrantes de combate a incêndio. O consumo diminuiu em 25%.
Ambientalmente, a empresa adota algumas práticas e desenvolve projetos relacionados à Gestão da Qualidade e Meio Ambiente, como a Gestão de Fornecedores e o programa de Conscientização Ambiental para colaboradores. O monitoramento do Índice de Desempenho Ambiental contempla a gestão global de todos os indicadores ambientais associados aos programas de gestão e traz melhoria para reúso e reciclagem de resíduos, redução do consumo de energia e água.
Todas as matérias-primas e insumos destinados à Schulz são comprados conscientemente e avaliados quanto ao impacto que oferecem, homologando apenas fornecedores que atendem à legislação ambiental. A Schulz ainda desenvolve iniciativas de reutilização de embalagens, descarta adequadamente pilhas e baterias, recicla os materiais recebidos de fornecedores e incentiva a reciclagem de embalagens decorrentes do produto final, como óleos lubrificantes.
A companhia ainda desenvolve um trabalho em parceria com entidades locais e com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa), para o estabelecimento das normas referentes à reutilização das areias descartadas de fundição, tornando o tema pauta de discussões, estudos e elaboração de normas regionais e execução de palestras e reuniões na região Sul.
Jardim Botânico
A Schulz mantém em sua sede um Jardim Botânico aberto
a seus colaboradores, que preserva dezenas de espécies da
Mata Atlântica, o bioma natural da região de Joinville.