Da pequena fábrica caseira à empresa de classe mundial presente em 70 países: conheça a trajetória da Schulz
Sentimos muita satisfação e orgulho em poder dizer que, nestes 60 anos de história, a evolução esteve sempre conosco.
Desde a pequena fábrica caseira no quintal da casa de Heinz Schulz, que deu origem à empresa, até as unidades que a Schulz possui hoje. São instalações em Joinville (SC), São Paulo (SP) e além das fronteiras do Brasil; nos Estados Unidos, Canadá, Suécia, França e China.
Os primeiros anos da pequena metalúrgica que se tornou uma empresa de classe mundial
Em 12 de junho de 1963, Heinz Schulz criou, junto a um grupo de parentes e amigos, além do atual presidente da Schulz, Ovandi Rosenstock, a Metalúrgica Schulz, com 26 funcionários. Primeiramente, atuava com a fabricação de peças fundidas para o setor agrícola e tornos de bancada.
Já na década de 70, com Ovandi à frente da comercialização dos produtos, a empresa identificou a tendência que representa um dos eminentes marcos de sua história: o início da produção de compressores alternativos de pistão. “O Bom” é o nome do primeiro compressor da linha.
A fábrica precisou, então, evoluir de forma excepcional para acompanhar o crescimento das vendas. Assim, a Schulz construiu seu parque fabril no Distrito Industrial de Joinville (SC), deixando a antiga sede na rua Paraíba.
A inovação fez a Schulz evoluir e se multiplicar
Nesse sentido, em 1972 nasceu a Schulz Compressores, que em pouco tempo se consolidou como fornecedora mundial de soluções para ar comprimido. Após oito anos, se tornou líder absoluta no mercado brasileiro de compressores de ar. Na mesma década conquistou ainda a liderança na América Latina, posição que mantém até hoje.
Por estar sempre em movimento, no caminho da evolução e da inovação, em 1980 a empresa ingressou em um novo mercado.
Assim surgiu a divisão Schulz Automotiva, que brevemente conquistou o reconhecimento como fornecedora mundial de peças do setor atendendo as principais montadoras de veículos pesados, máquinas agrícolas, equipamentos de construção e aerogeradores. Atualmente é considerada também a maior fundição com usinagem, pintura e montagem integradas da América do Sul.
Crescimento que assumiu diferentes rumos pelo mundo
A evolução das duas divisões, Compressores e Automotiva, conduziu a Schulz a abraçar mais um desafio: levar os produtos inovadores e a alta qualidade da marca para novos mercados.
Expandimos, portanto, com novas unidades: centros de distribuição parceiros e filiais em Joinville e São Paulo, no Brasil; em Atlanta, Acworth, Chesapeake e Des Moines, nos Estados Unidos; em Montreal, Canadá; em Gotemburgo, Suécia; em Bourg-en-Bresse e Grentheville, França; e, por fim, em Shanghai, na China.
Também em Joinville temos a Schulz Store, loja conceito da marca, o Schulz Lab, ambiente de inovação que integra o ecossistema do Ágora Tech Park, e o moderno Laboratório de Testes no Ágora MOB, localizado no maior polo tecnológico da cidade. Focado na realização de testes de compressores de ar e outros produtos, o laboratório contribui para o desenvolvimento da comunidade acadêmica e promove ganhos no desempenho dos produtos Schulz.
Nosso parque industrial é amplo e moderno: possui mais de 540 mil m² e mais de 156 mil m² de área construída. A fascinante expansão da Schulz é resultado do trabalho de mais de 25 mil pessoas que compuseram esta história ao longo destes 60 anos. Hoje, a empresa conta com mais de 3.500 colaboradores.
Iniciativas que valorizam as pessoas e o meio ambiente
A Schulz é formada por pessoas que se dedicam diariamente para que a empresa cresça junto a elas. Por isso, retribui comprometendo-se com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada uma delas por meio de programas internos de formação, capacitação e desenvolvimento, como a Escola Schulz de Educação Corporativa. Dessa forma, evoluímos juntos para garantir a melhoria contínua dos nossos processos e produtos.
Nossa responsabilidade socioambiental é outro fator que nos faz evoluir constantemente, com iniciativas que valorizam o meio ambiente e a vida. Afinal, cuidar das pessoas e da natureza é tão importante quanto atingir metas e prazos.
Entre nossos projetos, temos a reciclagem e o aproveitamento de resíduos — “Aterro Zero”, praticado pelas duas divisões: Schulz Compressores e Schulz Automotiva — e o sistema de captação da água da chuva, que gera o aproveitamento de milhões de litros nos processos industriais. Também, o projeto que reduz o consumo de energia elétrica e eleva a eficiência energética dos produtos: “Avaliação de Ciclo de Vida” e a Logística Reversa de produtos e embalagens, ambos da Schulz Compressores.
A consciência ambiental está conosco inclusive na aquisição de matérias-primas, que envolve a avaliação de seus impactos no mundo e a seleção de fornecedores que atendem à legislação ambiental.
Dentro do parque fabril, temos o Jardim Botânico e trilha ecológica, localizados na Mata Atlântica, com árvores centenárias e mirante com vista panorâmica. Todo o espaço é decorado a partir do reaproveitamento de resíduos da empresa, como paletes, pneus, latas, tonéis, bobinas de madeira e vasos — evitando o descarte desses materiais.
Além disso, a Schulz é signatária dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que contribui para um mundo melhor; socialmente inclusivo, ambientalmente responsável e economicamente equilibrado.
Outro destaque é o PertenSer, Um Programa de Todos. Por meio dele, a Schulz fortalece o desenvolvimento da comunidade em relação à inclusão de pessoas com deficiência (PcD) e da diversidade.
Uma história inspiradora e aplaudida há 60 anos
A inovação e a tecnologia da Schulz, movidas por nossa equipe, trouxeram o primeiro reconhecimento em 1982: o Prêmio Top Five. Com ele a empresa consagrou-se como a marca mais lembrada por 29 vezes consecutivas nas categorias “Compressores de Ar” e “Compressores de Pistão”.
A lista de reconhecimentos envolve dezenas de conquistas. Por exemplo, os prêmios CNI em design, tecnologia e inovação; os prêmios Finep nas mesmas categorias; e o prêmio Sesi de Qualidade do Trabalho pela Escola de Capacitação. Além disso, precisamos enaltecer nossa presença entre as Maiores & Melhores da revista Exame em diversas edições, bem como o Top de Marketing e Vendas ADVB/SC, recebido nos últimos três anos pela Schulz Compressores.
A Schulz Automotiva já recebeu reconhecimento como Melhor Fornecedor de Fundidos da Volvo; o prêmio Innovation Award da John Deere, sendo a única empresa fora dos Estados Unidos a conquistar essa premiação. Por fim, os prêmios Fornecedor do Ano, Partner John Deere e Melhor Fornecedor Global 2021 da John Deere.
Tudo o que conquistamos até aqui é resultado dos desafios e expectativas que superamos durante estes 60 anos levando a alta qualidade e a confiabilidade Schulz a mais de 70 países.
Para o futuro, enfim, sabemos que vamos continuar evoluindo, porque temos a confiança de nossa equipe, clientes, parceiros, fornecedores, investidores e amigos — no Brasil e mundo afora —, que nos impulsionam todos os dias.